Investir Ouro

Talvez nunca tenha existido uma altura mais propícia para investir em ouro. Saiba que i investimento em ouro poder revestir-se de várias maneiras distintas: desde comprar ouro em barra, pelas valiosas, até às acções de ouro e aos Exchange-Traded Funds.

Investir OuroAumento da procura por ouro

Desde o colapso da Lehman Brothers em Setembro de 2008 que temos assistido a uma intensificação enorme na procura de ouro, que levou à duplicação do preço do ouro, fomentada em grande medida pelas crescentes preocupações relativas às moedas dos países desenvolvidos.

Já em em 1980, o ouro tinha sido usado de forma semelhante para preservar a riqueza de então, altura em que os mercados também foram assolados por uma grande incerteza, que levou a um movimento de procura do metal precioso parecido com o que se assiste hoje.

Na altura, o preço do ouro chegou aos 850 dólares por onça (a preços de hoje, seriam 2473 dólares).

Investidores pequenos e médios e bancos centrais compram ouro

Mas não são só os pequenos investidores e os investidores institucionais, os grandes compradores de ouro. Também os bancos centrais o têm feito. A Europa, particularmente, tem experimentado um aumento exponencial da procura, que tem acompanhado o agravamento da crise das dívidas soberanas.

Segundo o World Gold Council, neste terceiro trimestre de 2011 assistiu-se a um aumento 135% da procura de investimento em barras e moedas de ouro na Europa, quando comparáramos com igual período do ano passado.

Países emergentes investem em ouro

Os governos de mercados emergentes também são responsáveis pela acentuar da procura ao ouro também, pois procuram diversificar as suas reservas de moeda estrangeira para reagir à crescente pressão da dívida soberana.

A Tailândia comprou recentemente vinte e cinco toneladas de ouro, e países como o Cazaquistão, Índia, México, e Coreia do Sul também adquiriram quantidades muito significativas.

Simultaneamente, na Europa, os bancos centrais além de comprarem, interromperam e reverteram a longa tendência de venda de ouro.

Se o preço do ouro tem vindo a subir, é igualmente espetável que assim continue influenciado pelas preocupações inflingidas pela dívida soberana na zona Euro.

Ações de Ouro

Uma das melhores formas de tirar partido do preço crescente do ouro pode ser através de ações de ouro, as quais, nos últimos dois anos, tiveram um desempenho significativamente inferior ao do ouro em barra.

Há fortes motivos para as ações de ouro terem tido um desempenho inferior. Os projetos de desenvolvimento têm tropeçado em problemas de licenciamento, e os países de acolhimento aumentaram os royalties e os impostos sobre estes projetos aproveitando a subida do preço do ouro.

Por outro lado, também os custos operacionais e de capital das empresas de ouro têm aumentado de forma significativa.

ETFs de Ouro

A existência de ETFs (exchange-traded funds) de ouro como investimento alternativo também tem contribuído para a menor performance das ações de ouro.

No entanto, a capacidade normal das ações de ouro parece ter sofrido uma redução demasiado severa, e a dissociação do preço à vista pode proporcionar uma excelente oportunidade de compra para quem deseje entrar neste investimento.

Quando o preço do ouro e a volatilidade nos mercados acionistas assentarem, é muito natural que a atenção e o interesse dos investidores se centre novamente nas ações de ouro.

Deixe um comentário