Cuidados ao negociar ouro pela Deco

Nos últimos tempos, comprar e vender ouro tornou-se muito frequente e popular. Todos os dias parecem abrir novas lojas de comércio de ouro a cada esquina, e não são só da Ourinvest e da Valores Ouro. Abrem onde outras lojas, de outros negócios fecharam por força da crise económica e financeira. Se pensa vir a negociar em ouro não deve embarcar nesse processo com facilitismo.

Existem aspetos que deverá ter em conta quando for vender o seu ouro. Esta opinião também é partilhada pela associação de defesa do consumidor – DECO, que destaca os cuidados a ter alertando para uma série de fatores, como o preço do ouro, a qualidade do ouro, ou mesmo o estado de conservação das moedas, no caso do metal precioso ser transacionado nesta forma.

Esteja atento ao preço do ouro

O investimento em ouro cresceu de popularidade entre nós. À incerteza generalizada nos mercados financeiros, a forte valorização do ouro veio juntar-se num cocktail fortíssimo para fomentar a compra e venda de ouro.

No entanto é imprescindível cuidar bem do local escolhido para comprar ou vender ouro, e estar muito atento e completamente a par do preço do mesmo.

A Deco alerta que existem grandes desvios entre os valores de compra e venda de ouro por parte dos bancos e outras entidades, pelo que é fundamental informar-se, e o seu portal do ouro é mesmo o local ideal para o efeito.

Ouro é investimento sem rendimento

A DECO também alerta para a ausência de rendimentos provenientes do ouro. Se com outros bens, o usufrutuário do bem pode obter um rendimento, por mais pequeno que seja, mas que existe pelo simples facto de dispor do bem, no ouro isto não acontece.

O ouro é um ativo de refúgio por excelência e com ele não se passa o mesmo que por exemplo com uma ação de uma empresa cotada em bolsa, que pode dar aso a um dividendo.

A solução que tarde a chegar para a crise europeia em que nos envolvemos e a performance cada vez mais negativa dos mercados financeiros têm conduzido muitos investidores à aposta em ouro.

A compra física deste metal precioso pode ser realizada em barras, libras de ouro ou em peças de ourivesaria.

Mas a Deco lembra e é verdade, embora o valor do ouro evolua de acordo com as cotações da matéria-prima nos mercados, e tem estado a subir, trata-se de um ativo sem rendimento.

 

Deixe um comentário