ETF do ouro

ETF ouroO ETF do Ouro, replica a variação da cotação do ouro e transaciona-se como se fosse uma ação. O ticker do ETF do Ouro é GLD tendo o fundo como nome streetTRACKS Gold Shares do NYSE.

Um Exchange-Traded Fund é como o nome indica, um fundo de investimento cotado numa bolsa, e cujas unidades de participação transacionam-se da mesma forma que os outros títulos cotados na bolsa. Tal e qual como as ações.

Tipicamente, os fundos ETF tentam replicar um índice como por exemplo o português PSI 20, um sector do mercado tal como a tecnologia, ou uma commodity como o ouro ou o petróleo.

O primeiro ETF apareceu em 1990 na Bolsa de Toronto.

Caraterísticas dos ETF

A estrutura legal e composição dos ETFs varia de país para país, no entanto podem-se definir algumas características nucleares que se mantêm. Entre elas o facto de serem listados numa bolsa e serem capazes de ser transacionados continuamente. Os ETFs são ligados a índices ao invés de serem geridos ativamente. Outra característica que os identifica é o facto de poderem seguir estratégias de indexação dinâmicas em vez de estáticas.

Possuem a capacidade de gerir subscrições e resgates “em espécie” (tipicamente somente em grandes blocos de acções); e o valor do ETF (não necessariamente o preço a que se transacionam, pois podem fazê-lo a prémio ou a desconto) resulta do valor dos ativos que compõem o fundo.

Adquirir ações do ETF Ouro é uma forma de qualquer investidor adquirir ouro físico e cada título que tem o valor aproximado de um décimo de uma onça de Ouro, representa uma fração do ativo total do fundo.

O ETF do ouro faz parte do Top 10 dos ETFs Americanos. Pode acompanhar os resultados do ETF em SPDR Gold Trust.

 

Deixe um comentário