Grupo de trabalho da compra e venda de ouro

Grupo da comissão parlamentar - compra e venda ouroFoi criado um grupo de trabalho pela comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas no sentido de examinar a legislação em vigor para o negócio da compra e venda de ouro em segunda mão e perceber o que se pode fazer para melhor proteger que compra ouro e quem vende ouro.

O plano de atividades do grupo de trabalho sob o tema Compra e venda de ouro já foi formalizado e Eurídice Pereira, uma deputada do PS foi investida da sua coordenação.

Não existe um regime específico que enquadre a compra e venda de ouro usado, que é considerada uma atividade comercial como tantas outras, mas os deputados entendem que é preciso dotar a área de negócio do ouro de maior transparência, concorrência e acompanhar os preços que são praticados.

Na opinião da assembleia da república, a compra e venda de ouro tornou-se um negócio apetecível e é preciso perceber porque é assim tão apetecível.

O grupo de trabalho da compra e venda de ouro já acordou dedicar-se num primeiro momento a analisar a legislação atual e num segundo momento vai auscultar entidades como a Casa da Moeda e a ASAE.

São já algumas as questões elencadas para as quais os grupo de trabalho de Compra e venda de ouro:

  • De onde vem o ouro comercializado?
  • Para onde vai o ouro comercializado?
  • Quem são os proprietários das lojas que se dedicam a esta atividade?
  • Se há alguma maneira de garantir um valor justo para as peças de ouro?
  • Se todas as peças podem ser fundidas ou poderão existir algumas que pelo seu valor artístico não possam ser derretidas em ouro?
  • Se as pessoas que vendem o seu ouro usado têm a perfeita noção que ao venderem não podem voltar a reaver as suas peças de ouro?

 

 

Deixe um comentário