Índia Aumenta Imposto sobre o Ouro

ouro indiaA Índia é o maior comprador de ouro do mundo, e com o intuito de reduzir o défice e moderar a procura deste metal precioso, aumentou o imposto sobre a importação de ouro e platina.

Arvind Mayaran, secretário indiano dos Assuntos Económicos, afirmou que o imposto sobre a importação de metais preciosos, ouro e platina, irá aumentar para 6%, sendo que a tarifa será revista caso se verifique uma redução moderada das importações.

Segundo a Bloomberg, depois deste anúncio verificou-se um aumento na importação de ouro de 0.3%,com os compradores a aproveitarem a situação do aumento de imposto ainda não ter entrado em vigor.

De acordo com o Reserve Bank of India, estima-se que cerca de 80% do défice indiano, se deva à importação de ouro. O aumento dos impostos, poderá reduzir a procura de ouro na terceira maior economia Asiática, depois dos preços terem subido 7,1% em 2012.

O presidente do conselho de administração da All India Gems & Jewellery Trade Federation, Bachhraj Bamalwa, em declarações à Bloomberg, previu um decréscimo no consumo e importação de ouro.

 

Deixe um comentário