Máquina dispensadora de ouro

Conhece algum multibanco que em vez de lhe dispensar uma ou várias notas, lhe dá ouro bruto, nomeadamente ouro em barras? Pode não conhecer, mas essa máquina já existe – foi lançada uma caixa eletrónica que dispensa ouro.

máquina dispensadora de ouroA máquina dispensadora de ouro foi instalada numa rua do centro de Pequim, na China, e é a percursora de uma série de até dois mil que a empresa Gongmei Gold Trading pretende implantar por toda a China nos próximos dois anos.

A dispensadora de ouro contém 320 barras, além de moedas de ouro e tem um limite por transacção fixado em 2.5 quilos – avaliados em 156.2 mil dólares a preços de mercado atualizados a cada 10 minutos.

Cada barra tem um código único de forma a poder-se detetar o tipo de ouro solicitado e a determinar o preço do ouro.

Segundo o presidente da Gongmei Gold Trading, Zheng Ruixiang, os asiáticos têm um gosto singular por ouro, principalmente na China e na Índia, daí o furo que a sua empresa aproveitou.

A empresa espera que a caixa dispensadora de ouro tenha uma boa aceitação na China, o segundo maior consumidor mundial de ouro, apenas atrás da Índia.

Segundo o Conselho Mundial do Ouro, a procura de investimento em ouro poderá alcançar 200 toneladas métricas este ano na China, acima das 187 toneladas métricas de 2010, quando já tinha aumentado na ordem dos setenta por cento.

Os futuros preços do ouro, valores seguros no atual contexto de instabilidade económica, aumentaram 29% este ano devido à crise da dívida nos Estados Unidos e na União Europeia.

 

Deixe um comentário