Moedas de Ouro de Grande Valor

moedas de ouroA Numisma levou a leilão moedas de ouro raras, que foram as principais estrelas do evento. Investidores e coleccionadores puderam assistir a verdadeiras belezas raras e licitar entre um conjunto de 609 lotes com moedas cujos preços base de licitação variaram entre os trinta euros e os três mil euros.

Com o valor de base de licitação de três mil euros, esteve uma meia peça que data de 1820 e que apenas são conhecidos mais dois exemplares, um pertence à colecção do Banco Espírito Santo, o BES Numismática e a outra à do Millenium BCP.

Também com um grande valor base de licitação, de vinte mil euros, esteve uma outra meia peça que data de 1805 e que também é muito rara contando apenas com cinco exemplares.

O valor destas duas peças, deve-se obviamente ao facto de serem de ouro, metal precioso actualmente com uma elevada valorização, mas também por ter sido cunhado um pequeno número de exemplares, por motivos históricos. Estas duas moedas foram cunhadas na governação de D. João VI.

Neste leilão estiveram também presentes outras moedas raras, da época da monarquia Portuguesa, como o Morabitino de D. Sancho I, Dobrões, Dobras e Peças de D. João V. É de salientar o crescente interesse em eventos deste género, dado a valorização que o ouro tem atingido.

A numismática pode ser considerada um investimento e permitir “retornos” interessantes. No entanto os especialistas aconselham a esperar pelo menos quatro ou cinco anos até à decisão de venda. Para apoiar esta paixão existem várias associações, as de maior dimensão são a Sociedade Portuguesa de Numismática e a Associação Numismática de Portugal.

 

Um comentário

  1. Carlos Rodrigues

    Ola, tenho varias moedas antigas, algumas em ouro “10.000 reis ouro, varias libars em ouro” todas como novas, gostaria de saber o valor real das mesmas, como devo fazer?
    Carlos Rodrigues
    Obrigado

Deixe um comentário