O Período Dourado do Ouro está a Mudar

seta douradaO ouro este ano, já perde 5%, pressionado pela recuperação nos mercados accionistas, pela melhoria de dados macroeconómicos e pelas políticas de maior flexibilidade do banco central americano face aos programas de estímulo para a economia apresentados.

Também a pressionar a descida do ouro, está a não concretização da subida de inflação que tem vindo a ser temida e esperada. Este facto, tem aliás levado muitos investidores a desfazerem parte das suas posições no metal precioso.

Em 2012, George Soros apostou forte no ouro  , mas no último trimestre cortou de forma significativa, o seu investimento no metal dourado. Por outro lado John Paulson, conhecido por ter antecipado a crise do subprime e nesse ano ter feito fortuna, mantém a seu investimento no ouro, mas as suas apostas não tem corrido bem.

Os analistas da Goldmnam Sachs defendem que a inversão no ciclo do ouro provavelmente já começou, após terem previsto o fim do seu “bull market” a 5 de dezembro. Segundo eles “o último colapso nas posições detidas em ETF (exchange-traded funds), está em claro contraste com a noção de que o investimento em ETF era sustentado por alocações de longo-prazo em vez de negociações de curto-prazo”. A defender esta ideia, está também o Credit Suisse, defendendo que o inevitável relaxamento do “bull market” de 12 anos no ouro, já começou.

 

Deixe um comentário