Ouro a descer devido a dólar forte

preço do ouro a cairO aviso da agência de notação Moody’s de que poderá baixar os ratings dos países da União Europeia cotados como triplo A, está a deixar os mercados nervosos e o das commodities não é exceção. Hoje, até o ouro estava a desvalorizar (3,12%). O Barril de brent (referência para as importações nacionais de petróleo), o euro, a prata e as commodities não eram excepção.

As matérias-primas são geralmente cotadas em dólares e o atual dólar forte está a levar os investidores a direccionarem os seus investimentos para a moeda norte-americana em detrimento das commodities.

Pelo que também o ouro está a ser afetado – os investidores estão a descontar nas commodities por causa do que está a acontecer na Europa. O preço do ouro está hoje a cair mais de 50 dólares. Os investidores estão a chegar ao ponto de pensar qual é o ativo que os Governos e os bancos centrais têm neste momento para se financiarem, e a única alternativa é desfazerem-se do ouro.

Também a China, para além da Europa, contribui para a pressão sobre as matérias-primas, pois anunciou que as suas exportações cresceram em Novembro ao ritmo mais baixo desde o ano de 2009.

 

Deixe um comentário