Ouro de Portugal Paga apenas 8% da Dívida Pública

resrevas de ouro2O debate sobre se os países endividados devem ou não recorrer ao seu ouro no mercado, para aliviarem parte do resgate está lançado. Na verdade, os rumores de que o Chipre vendeu ouro para ajudar a pagar o resgate da Troika, foram os grandes impulsionadores deste debate.

Entre Portugal, Espanha, Irlândia, Itália e Grécia, há mais de 3.230 toneladas de ouro, que a preços atuais, valem mais do que 125 mil milhões de euros. Segundo a Reuters, a venda de ouro,  poderia ser uma boa solução para os países endividados.

A maior parte desta fatia, de ouro pertence à Itália, mas Portugal e Espanha, também possuem reservas de ouro significativas. Em Portugal, as reservas de ouro, representam 90% das reservas estrangeiras, na Itália representam 72,2% e por exemplo na Índia apenas 10% do total.

No entanto, a Reuters alerta, que apesar desta medida poder ajudar, ela está longe de ser a solução do problema. Por exemplo, em Portugal, de acordo com a rádio renascença, as reservas de ouro no inicio do mês, valiam 16,7 mil milhões de euros, mas o total da nossa dívida pública já vai nos 200 mil milhões de euros. E como Portugal, outros países da Europa… Além disto, uma venda em massa, poderia ter o efeito de baixar o preço, sendo que os mercados estão preocupados que o Chipre não seja caso único.

 

Deixe um comentário