Quanto Ouro Existe no Mundo

Numa altura em que o assunto ouro está em grande, já pensou qual será a quantidade total de ouro que existe no mundo?

04-04-2013 16-37-42Atualmente, ouro é a palavra do dia, as lojas de ouro proliferam no mundo, famosos investem no ouro, a exportação do ouro explode em Portugal, já existe ouro comestível, ouro no multibanco, ouro, ouro até os assaltos ao ouro aumentaram 🙁

As estimativas acerca da quantidade de ouro existente no mundo variam bastante entre especialistas, investidores e entendidos. Uns dizem que a quantidade total de ouro no mundo, ronda os 155 mil toneladas outros defendem que existe cerca de 2,5 milhões de toneladas.

Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, acredita que um cubo com 20 metros de comprimento de arestas, chegaria para dar uso a todo o ouro que existe no mundo. Esta opinião é apoiada pelos especialistas da Thomson Reuters GFMS, que defendem que a quantidade total de ouro ronda os 171 mil toneladas, práticamente equivalente à dimensão do cubo falado. Quem defende que existe no mundo 2,5 toneladas de ouro, precisaria de um cubo com 50 metros de comprimento de arestas.

Thimoty Green, historiador do mineral, explicou à BBC que esta discrepância existe, porque o ouro é garimpado há mais de 6000 anos, e que as primeiras moedas de ouro,  surgiram em 500 a.C. na Turquia. A Reuters, estima que até 1492, ano em que Cristóvão Colombo viajou para a América, tenham sido extraídas cerca de 13 toneladas de ouro.

James Turk, fundador da Gold Money, discorda deste valor e defende que até à chegada de Colombo à América, se extraíram à volta de 297 toneladas de ouro. Turk acredita que existe no mundo 155 mil toneladas de ouro.

 

Deixe um comentário