Quilate de Ouro

O quilate é uma unidade de medida utiliza tanto para o precioso metal de que este site lhe fala, como para os diamantes. Representa então coisas diferentes, consoante falemos de ouro ou de diamantes. Aqui no OuroBolsa estamos interessados em informá-lo sobre o que o quilate tem a ver como o ouro. No que ao ouro diz respeito, o quilate é uma medida de pureza.

O ouro puro tem 24 quilates, ou seja todas as suas 1000 milésimas são de ouro.

Uma peça de ouro com 22 quilates, significará portanto que contém apenas vinte e dois vinte e quatroavos de milésimas de ouro, ou seja 22 / 24 que dá 916.67 milésimas de ouro.

Por exemplo, a conhecida libra Rainha Vitória pesa 7.98 gramas, e contém 7,32 gramas de ouro. Podemos apurar os quilates da libra como cerca de 22 quilates, pois realizadas as contas dispõe de  917.3 milésimas.

Grosso modo, as moedas têm uma parte de ouro (quilates, pureza) inferior às barras de ouro, que são quase totalmente compostas pelo ouro puro.

Quem pretende ter ouro (como forma de investimento) pode comprar directamente moedas de ouro e barras de ouro.São várias as ourivesarias que o vendem, mas há mesmo empresas especializadas para o efeito.

 

Deixe um comentário