Reservas de Ouro em Portugal Valorizam

O ouro continua a ver o seu valor aumentar tanto em Portugal como no mundo. As reservas de ouro detidas pelo Banco de Portugal, estão avaliadas em cerca de 16,8 mil milhões de euros, o que nos permite afirmar que as reservas de ouro em Portugal valorizaram  13% desde o início do ano.

O Banco de Portugal não compra nem vende ouro, desde o terceiro trimestre de 2006. As últimas vendas realizaram-se em 2003 e em 2006, e dentro de determinados limites, uma vez que foram feitas ao abrigo de um acordo entre bancos centrais.

Portugal detém cerca de 383 toneladas de ouro, que equivalem a 16,82 mil milhões de euros, tendo como referencia a cotação atual do ouro de 1.757,6 dólares a onça “troy”. Este facto, segundo os dados mais recentes da World Gold Council, confere a Portugal a 14ª posição no Top 15 dos países do mundo com mais reservas de ouro.

Este terceiro trimestre poderá ser o melhor desde há dois anos, tendo para isso contribuído os estímulos enunciados pelos bancos centrais mundiais para incentivar o crescimento económico e também as greves que ocorreram em África do Sul, nas minas de ouro. Desde o final do mês de Junho que o ouro acumula valorizações de cerca de 10% , galvanizando este mercado.

 

Deixe um comentário